Entre os tesouros da simbologia Jainista, destacam-se, sem dúvida, as visões que anunciam o nascimento de um vitorioso, ou seja, de um jina, de um Tirthankara; um conceito semelhante, em parte, ao do avatara do hinduísmo. Os Tirthankaras são, na religião Jainista, aqueles que criam passagens no fluxo do karma, no samsara ou rio de ilusões estéreis, a fim de alcançar a “outra margem” ou libertação.
É difícil saber por que estas são as visões ou símbolos que os precedem e o seu significado profundo. Porque aparecem nesta ordem ou porque em um determinado número, 14 em algumas versões, 14 e 16 noutras. O “touro branco” refere-se ao veículo de Shiva, ou seja, Nandi. O elefante branco, ao de Indra, Airavati; também aparece a deusa do amor, Lakshmi, ou o oceano, que é a própria essência do deus Varuna.
De qualquer forma, mesmo quando não há compreensão, a beleza tenta com uma verdade oculta e chama a alma para si. Deixemo-nos embalar com a descrição[1] destas visões tal como estão escritas nos textos desta filosofia religiosa do ascetismo e da não-violência (ahimsa).
“A rainha Trishala, mãe do Lorde Mahavir, à meia-noite teve catorze sonhos bonitos e auspiciosos após a conceção.
Eles eram:
———–
O primeiro sonho que a Rainha Trishala teve foi o de um elefante. Ela viu um elefante grande, alto e impetuoso. Tinha dois pares de presas. A cor do elefante era branca e a sua brancura era superior à cor do mármore. Era um elefante auspicioso e era dotado de todas as marcas desejáveis da excelência.
Este sonho indica que o seu filho vai guiar a carruagem espiritual e salvar seres humanos da miséria, ganância e atração da vida.
——-
O segundo sonho que a Rainha Trishala teve foi o de um touro. A cor do touro também era branca, mas era mais brilhante do que os lótus brancos. Brilhava de beleza e irradiava uma luz ao seu redor. Era nobre, grandioso e tinha um dorso majestoso. Tinha pelos finos, brilhantes e macios no seu corpo. Os seus chifres eram soberbos e pontiagudos.
Este sonho indica que o seu filho será um professor espiritual de grandes ascetas, reis e outras grandes personalidades.
——–
O terceiro sonho que a Rainha Trishala teve foi o de um magnífico leão. As suas garras eram bonitas e bem posicionadas. O leão tinha uma grande cabeça, bem arredondada, e dentes extremamente afiados. Os seus lábios eram perfeitos, a sua cor era vermelha e os seus olhos eram afiados e brilhantes. A sua cauda era impressionantemente longa e bem feita. A Rainha Trishala viu este leão descendo na sua direção e entrando na sua boca.
Este sonho indica que o seu filho será tão poderoso e forte como um leão. Ele será destemido, todo-poderoso e capaz de governar sobre o mundo.
—————-
O quarto sonho que a Rainha Trishala teve foi com a Deusa Lakshmi, a Deusa da fortuna, prosperidade e poder. Ela estava sentada no topo da montanha Himalaia. Os seus pés tinham um brilho de tartaruga dourada. Ela tinha dedos delicados e macios. O seu cabelo preto era minúsculo, macio e delicado. Ela usava fileiras de pérolas entrelaçadas com esmeraldas e uma grinalda de ouro. Um par de brincos pendurado sobre os ombros com beleza deslumbrante. Ela segurava um par de lótus brilhantes.
Este sonho indica que o seu filho alcançará uma grande fortuna, poder, prosperidade.
———————
O quinto sonho que a Rainha Trishala teve foi o de uma grinalda celeste de flores que descia do céu. Ela cheirava a fragrâncias mistas de diferentes flores. Todo o universo estava cheio de fragrâncias. As flores eram brancas e tecidas na grinalda. Elas floresciam durante todas as diferentes estações. Um enxame de abelhas reunia-se e fazia um zumbido ao redor da região.
Este sonho indica que a fragrância da pregação do seu filho se espalhará por todo o universo.
————
O sexto sonho que a Rainha Trishala teve foi o da lua cheia. Ela apresentou uma visão auspiciosa. A lua estava em plena glória. Despertava os lírios a florescer completamente. Era brilhante como um espelho bem polido. A lua irradiava brancura como um cisne. Inspirava os oceanos a subirem aos céus. A bela lua parecia uma marca de beleza radiante no céu.
Este sonho indica que o seu filho terá uma grande estrutura física e será agradável a todos os seres vivos do universo.
——
O sétimo sonho que a Rainha Trishala teve foi o do enorme disco de sol. O sol brilhava e destruía a escuridão. Era vermelho como a chama da floresta. Os lótus floresciam ao seu toque. O sol é a lâmpada do céu e do senhor dos planetas. O sol nascia e punha fim às atividades malignas das criaturas que prosperavam à noite.
Este sonho indica que o ensino do seu filho destruirá raiva, ganância, ego, luxúria, orgulho, etc. da vida das pessoas.
————-
O oitavo sonho que a Rainha Trishala teve foi com uma bandeira muito grande que se agitava num mastro dourado. A bandeira esvoaçava suave e auspiciosamente numa brisa suave. Atraia os olhos de todos. Penas de pavão decoravam a sua coroa. Um leão branco radiante nela estava.
Este sonho indica que o seu filho será grandioso, nobre e um respeitado líder da família.
————-
O nono sonho que a Rainha Trishala teve foi com uma urna de prata (kalash) cheia de água cristalina. Era um pote magnífico, bonito e brilhante. Brilhava como o ouro e presenciá-lo era uma alegria. Estava enfeitado com cordas de lótus e outras flores. O pote era santo e intocado por qualquer coisa pecaminosa.
Este sonho indica que o seu filho será perfeito em todas as virtudes.
————–
O décimo sonho que a Rainha Trishala teve foi com um lago de lótus (padma-sagar). Milhares de lótus flutuavam no lago que se abriam ao toque dos raios do sol. Os lótus exalavam uma doce fragrância. Havia cardumes de peixes no lago. A sua água brilhava como as chamas do fogo. As folhas de lírio flutuavam na água.
Este sonho indica que o seu filho ajudará a libertar os seres humanos que estão aprisionados no ciclo de nascimento, morte e miséria.
————-
O décimo primeiro sonho que a Rainha Trishala teve foi com um mar leitoso. As suas águas expandiam-se em todas as direções, subindo a grandes alturas com movimentos turbulentos. Os ventos sopravam e criavam ondas. Uma grande comoção era criada no mar por enormes animais marinhos. Grandes rios caíam no mar, produzindo enormes redemoinhos.
Este sonho indica que o seu filho vai navegar pela vida num oceano de nascimento, morte e miséria, liderando à Moksha ou libertação.
————————
O décimo segundo sonho que a Rainha Trishala teve foi com um avião celeste. O avião tinha oito mil magníficos pilares de ouro cravejados de gemas. O avião estava envolvido por folhas de ouro e grinaldas de pérolas. Era decorado com fileiras de murais representando touros, cavalos, homens, crocodilos, pássaros, crianças, veados, elefantes, animais selvagens e flores de lótus. O avião ressoava com música celestial. Estava saturado com um aroma intoxicante de fumos de incenso. Era iluminado com uma luz prateada brilhante.
Este sonho indica que todos os Deuses e Deusas no céu respeitarão e saudarão o seu ensinamento espiritual e o obedecerão.
—————-
O décimo terceiro sonho que a Rainha Trishala teve foi com um grande monte de pedras preciosas, tão alto como o Monte Meru. Havia joias e pedras preciosas de todos os tipos. Essas pedras estavam empilhadas sobre a terra e iluminavam todo o céu.
Este sonho indica que o seu filho terá virtudes e sabedoria infinitas.
——————-
O décimo quarto sonho que a Rainha Trishala teve foi com um fogo sem fumo. O fogo ardia com grande intensidade e emitia um brilho radiante. Grandes quantidades de manteiga e de mel puros eram derramados no Fogo. Ele ardia com inúmeras chamas.
Este sonho indica que a sabedoria de seu filho vai superar a sabedoria de todas as outras pessoas grandiosas.
Depois de ter catorze sonhos maravilhosos, a Rainha Trishala acordou. Os seus sonhos encheram-na de admiração. Ela nunca tinha tido tais sonhos antes. Ela narrou os seus sonhos ao Rei Siddharth.
O Rei chamou os adivinhos para a interpretação dos sonhos e eles disseram unanimemente: “Senhor, sua Alteza será abençoada com um nobre filho. O sonho augura o vasto reino espiritual que a criança deve comandar. Sua Alteza tornar-se-á a Mãe Universal.”
Após nove meses e catorze dias, a Rainha Trishala entregou um menino. O menino foi nomeado Vardhaman, que significava eternamente crescente.
Imediatamente após o nascimento do príncipe Vardhaman, Indra, o Rei do Céu, chegou com outros deuses e deusas. Ele hipnotizou toda a cidade, incluindo a mãe Trishala e o Rei Siddharth.
Ele levou o bebé Vardhaman ao Monte Meru e deu-lhe banho. Proclamou paz e harmonia recitando Bruhat Shanti durante a primeira cerimónia de banho do recém-nascido Tirthankara.
Após a renúncia e realização do Autoconhecimento Absoluto, o Príncipe Vardhaman tornou-se no Senhor Mahavir, o vigésimo quarto e último Tirthankara da religião Jainista.”
[1] Extraído do archive. org, compilado por Pravin K. Shah, Jain Centro de Estudo da Carolina do Norte.