José Carlos Fernández

As cinco meditações do Buda

“O propósito de toda a meditação, quer queiramos quer não, deve ser o de produzir um sentimento interno de paz

Flora intestinal e ciência budista

“Assim como o ouro se queima, se corta e se pule, examinai apropriadamente o meu discurso, logo praticai-o com convicção.

Comentário ao Capítulo V do Dhammapada Bālavagga: O Louco

Embora tenham passados séculos, e ainda milênios, não existe leitura mais atual que a dos clássicos, especialmente se falarmos dos Lotus que perfumaram toda a humanidade e ainda iluminam a alma com os seus ensinamentos como fontes de esperança. Tal é a voz de Buda, o seu rugido de leão fazendo ouvir a Boa Lei.

Conceitos Filosóficos dos Upanishads

Os Upanishads com os seus hinos, diálogos, poemas e explicações são o corpus de filosofia mais formidável e, ao mesmo tempo, mais antigo que chegou até nós quase intacto.

O Kaushitaki Upanishad e a Viagem da Alma ao Coração do Real

“Dou a volta completa dos Deuses. Dou a volta completa do Sol”

As Maravilhas Filosóficas do Panchatantra

Se há um livro que tem sido constante na educação de príncipes e nobres é o Panchatantra Hindu.

Conceitos Filosóficos dos Upanishads

Os Upanishads com os seus hinos, diálogos, poemas e explicações são o corpus de filosofia mais formidável e, ao mesmo tempo, mais antigo que chegou até nós quase intacto.

Uma interpretação psicoespiritual dos Deuses Védicos

Afirmámos algumas vezes que os Vedas, a “Bíblia mais antiga da Humanidade”, é uma fonte inesgotável de poesia, filosofia e misticismo. Cada um dos seus mantras é uma jóia de significados iridescentes, agrupando-se, apenas no Rig Veda, em 1028 Hinos que são, também, em grande parte a base dos seus cantos (Sama Veda) e rituais (Yajur Veda).

As cinco Leis Cósmicas ou inevitabilidades do Budismo

A inevitabilidade das estações e sementes, e a inevitabilidade de ações e dhammas; e a inevitabilidade dos pensamentos deve ser conhecida como as cinco inevitabilidades.

Sutta Pitaka: soluções espirituais que ainda estão vigentes

Este é um dos tesouros, um dos ensinamentos de Buda no Discurso sobre a «Raiz-Sequência» (Mula Pariyaya Sutta) que aparece como o primeiro dos chamados Discursos Médios (Majjhima Nikaya), dentro do Sutta Pitaka, esta última, obra que compendia todos os discursos de Buda, de acordo com a versão do budismo Theravada do Sri Lanka.