A mensagem dos animais e das plantas

pexels-photo-165537
Photo by Bill White on Pexels.com

Alguns de vocês talvez tenham lido o Hitopadesa. É um livro cheio de lições sobre conduta, mas o mais interessante é que essas lições são explicadas em histórias da vida dos animais. Os animais estão continuamente a contar histórias sobre si mesmos, e sentimos como a vida se torna muito mais interessante quando os animais falam. Talvez alguns de vocês também tenham lido os Livros da Selva de Kipling, o Primeiro e o Segundo, e saibam quão fascinantes são as histórias sobre Mowgli, Bagheera e Kaa e todos os outros animais.

Cada animal, se for cuidadosamente observado, diz-nos algo que é interessante para nós. Pois esses animais não são tão diferentes de nós, seres humanos. Eles também comem e bebem, e têm que aprender as suas próprias lições, e a vida é tão difícil para eles quanto o é para as crianças ou os adultos. Da mesma forma, os animais brincam, e suas brincadeiras não são tão diferentes das nossas. Assim como há meninos e meninas que são rabugentos e mal-humorados, também há animais que não cumprem o seu papel na vida da família ou da tribo. Portanto, o estudo dos modos dos animais é muito interessante, e começamos a aproximar-nos mais deles e a vê-los um pouco como os nossos pequenos irmãos.

Ninguém escreveu ainda  o que as flores e plantas pensam; mas, mesmo assim, elas pensam e têm algo a dizer, embora as suas palavras sejam diferentes. Elas dizem-nos muito mais o que sentem do que o que pensam; de modo que, se segurarmos uma bela flor na mão, podemos sentir algo que a flor está a sentir. Claro, não podemos dizer sempre o que é, exceto que é belo e doce e cheio de gentileza. Da mesma forma, toda a árvore e arbusto têm algo a dizer. Se você se aproximar de uma grande árvore, a acariciar e sentir amizade por ela, descobrirá que a árvore lhe dirá algo. Até um fio de grama tem o seu próprio pequeno sussurro. Todos nós devemos conhecer um pouco do que as árvores, flores e arbustos estão a tentar dizer.

Não devemos pensar que o que chamamos de educação é apenas o que aprendemos em salas de aula. Educação significa entender não apenas o que está nos livros, mas também como os animais pensam e sentem, e como as plantas tentam expressar o que sabem sobre a vida. É verdade que os seres humanos podem falar e escrever livros sobre o que entendem. Animais e árvores não podem fazê-lo, mas, mesmo assim, se nos treinarmos, podemos ouvir a sua linguagem e aprender muito.

Isso é o que os poetas fazem. Todo o grande poeta é alguém que tenta sentir o que as florestas, os lagos e as nuvens estão a dizer; e há alguns grandes poetas que estão tão cheios de amor pelos animais que também sabem o que os animais estão a tentar dizer. Todo o menino e menina pode ser um pouco poeta, sentindo intensa amizade por animais, árvores, nuvens e pedras; isto é, por tudo ao seu redor que não considera uma pessoa. Na verdade, tudo é uma pessoa, até mesmo uma pedrinha. Se entendermos estas coisas, encontraremos muitas coisas novas, interessantes e felizes no mundo.

C. Jinarajadasa

photo of fox sitting on ground
Photo by Alex Andrews on Pexels.com

Deixe um comentário